LESTE EUROPEU!

Voltei de viagem dia 18 de Dezembro. Logo se vê que eu enrolei pra caraaaaaaamba pra fazer esse post! (E ainda tenho que fazer um de Natal e Ano Novo, juro que não vou deixar passar de Janeiro, ok?).

Dia 8 de Dezembro, eu e mais três flatmates pegamos o avião e fomos nos aventurar por 10 dias no leste europeu! Primeira parada: Budapeste, Hungria. Nossa viagem foi toda planejada com um custo baixo.  Pegamos a passagem de avião mais barata pra ida e pra volta, pesquisamos hostels decentes (porque ficar em hotel é luxo), botamos nossa mochila nas costas (literalmente, porque é tudo o que a companhia de viagem permite) e juntamos nossos dedos para que nossas mochilas passassem pelo controle de tamanho! Haha!

No dia anterior ao da nossa viagem, uma parte do pessoal aqui do CsF tinha ido pra Barcelona. Eles saíram cedo daqui... Mas só chegaram de noite em Barcelona. Ficaram presos horas dentro do avião, tudo por um falha no controle aéreo de Londres, que parou todos os aeroportos! Então nós estávamos com medo de algo dar errado, mas deu tudo certo!

Chegamos em Budapeste, trocamos nossas libras por aquele dinheiro louco com notas de 10 mil e fomos para o hostel. A primeira impressão que tivemos da cidade foi um pouco ruim... Pelo menos a minha. Tudo era velho e destruído demais. Com aspecto de sujo e bem detonado... Chegamos no hostel e eu quase pensei em dar meia volta! Mas foi só uma primeira impressão errada. O pessoal era bem amigável e tinha gente de todo tipo! Mesmo! O primeiro cara que falou com a gente tinha uma tatuagem no olho, era americano, estava fazendo mochilão pela Europa, já tinha trabalhado em uma plantação no Brasil e esteve na guerra do Iraque (acho que era do Iraque) e levou dois tiros, sendo que uma bala ainda está presa no peito dele. Ah, e ele não sabe a idade certa dele... Isso era só uma das pessoas hospedadas lá! Tinham italianos, americanos, gente de todo lugar e de todo jeito... E nós quatro dividindo um quarto com mais dois desconhecidos. Andamos um pouco pela cidade e achamos tudo morto, afinal era domingo... Mas começou a anoitecer e fomos até o Danúbio e isso foi o que nos deixou encantados com Budapeste. O castelo, o rio, a ponte, tudo iluminado, talvez também por estar perto do Natal.

Em Budapeste, fizemos dois tours de graça (na verdade você só dá uma gorjeta pro guia no final). O primeiro foi o geral, para conhecer a cidade. Andamos de Peste até Buda, isto é, atravessamos o rio, tudo à pé e sempre conhecendo mais da história ouvindo a guia falar. E o tempo estava terrível, o vento super forte e um frio congelante. Acamos na catedral St. Mathias, que era maravilhosa. No outro dia, fizemos outro tour, o tour comunista. Assim conhecemos ainda mais da história da cidade e pudemos ver todo o sofrimento causado pelas guerras e pelo comunismo (e até vimos que ainda tem um pedaço no meio da cidade que é território russo!). Fomos a dois "ruin pubs", que são esse estilo de pub bem detonado, bem "ruína" como o nome diz, cheio de decoração estranha, mas muito legais.

Chain Bridge

Heroes' Square

Sapatos no Danúbio em homenagem aos judeus que foram mortos ali e atirados no mar.

House of Terror

Ópera!

St. Stephen's

HAMBURGUER AMOR!

Restaurante bizarro! Você pedia no computador e pagava no computador, tudo no computador...
Instant Pub...

TIRAMISU <3

No caminho pra Bratislava...

Depois de Budapeste, pegamos o ônibus para Bratislava, capital da Eslovaquia. E que sacrifício foi achar esse ônibus que não se pegava no terminal rodoviário! E ninguém falava (ou quis falar) inglês para nos ajudar. Apesar de tudo, deu certo e chegamos em Bratislava já de noite. Fomos até nosso hostel, que era menos "festeiro", mas que tinha um restaurante e um bar maravilhosos! No segundo dia em Bratislava, mais três meninas do CsF chegaram para nos acompanhar no mochilão. Nós fizemos um outro tour de graça e depois andamos pela cidade, fomos na feirinha de Natal, tomamos vinho quente e rimos das pessoas patinando no gelo (não muito porque todos eram MUITO bons). O terceiro dia foi nublado, mas fomos até o castelo, bem no alto da cidade, e também visitamos a instalação "A Passagem" antes de pegarmos o ônibus para irmos para Viena. Ah, e em Brastislava também fomos no café do Julio Verne, que foi amor!

Tem uma bola de canhão ali alojada na parede...

Restaurante em forma de nave espacial!

Café e restaurante do Julio Verne!

Café da manhãaaa!

Mulled Wineeeee!

Chegamos em Viena, Áustria, bem tarde, mas ainda sim saímos para tentar comer alguma coisa. O que, pra mim, não deu muito certo. Em Viena, é permitido fumar dentro de lugares fechados, então era um terror entrar em qualquer lugar. Nossas roupas ficaram cheirando à cigarro e não havia o que ser feito. De manhã, no outro dia, fomos até o palácio de Schönbrunn! O dia estava lindo, pelo menos. Depois tentamos achar algo aberto para comer, mas quem disse que a gente conseguiu? Estava praticamente tudo fechado! Mas até que conseguimos um restaurante e foi nele que eu comi um Apfelstrudel maravilhoso. Passamos também pela freirinha de Natal onde havia alguns fenos e pôneis e as crianças se divertiam. E um carrossel movido pela força dos pais! Nós visitamos a catedral e a ópera, apesar de não termos ido assistir nenhum espetáculo. No último dia, fomos até um parque lindo, chamado Stadpark.

Palácio Schönbrunn!

Stephansdome

Saindo de Viena já meio tarde, chegamos em Praga lá para as 10 da noite. Trocamos dinheiro e de novo o desafio de tentar achar algum restaurante. Acabamos no meio da praça comendo em uma barraquinha e depois fomos ao McDonald's para comer batata frita (longa história...). Em Praga, também fizemos o tour de graça e descobrimos mais sobre a história da cidade e todo o passado comunista! Lá tem o cemitério judeu, onde Franz Kafka está enterrado e a cidade toda tem um clima bem pesado por causa desse passado, assim como Budapeste e Bratislava. Praga é linda demais, com suas igrejas, o relógio astronômico, o palácio, a Charles Bridge, os prédios dançantes... Enfim. Acho que, das quatro, foi a que eu achei mais bonita.

Rio Vtlava

St. Victus

Fred & Ginger - prédios dançantes

Arquitetura Cubista (sim, cubista)

Charles Bridge

Gelo!!!

Marionetes!

Mais gelo!

Relógio astronômico!

Melhor chocolate quente de Praga!

Depois de 10 dias, já cansados de vestirmos as mesmas roupas fedidas, voltamos a Londres com um monte de foto pra postar e história para contar! Ainda quero voltar para Viena no verão, para ver os jardins e o labirinto do castelo e quem sabe ir à uma ópera! E desculpa as fotos fora de ordem, já são 01:20 e eu tenho aula amanhã (adeus férias!).