SOBRE O CSF

Segundo o próprio site do programa:


"Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC."


Basicamente é isso: um programa financiado pelo governo federal que visa a parceria entre universidades nacionais e internacionais para que alunos brasileiros venham a ter opotunidade de ensino superior lá fora e depois voltem para o Brasil com o conhecimento, pesquisas e todos os recursos aprendidos lá. Só nesse ano, o governo declarou que pretende dar 110 mil bolsas aos alunos. É bom lembrar que o programa prioriza quem tiver uma boa nota no ENEM.

Há programas de graduação, doutorado e mestrado. O governo brasileiro te coloca em contato com as universidades (no caso do Reino Unido, é um portal que reúne as universidades de lá), você apresenta proficiência na língua, histórico escolar, personal statement (uma cartinha de motivação) e passaporte (no meu caso também teve portfólio), escolhe três universidades de sua escolha (de novo, isso é no caso do Reino Unido), e elas analisam sua inscrição e decidem se vão te ofertar uma vaga ou não. Caso sua primeira opção de universidade não te ofereça, a segunda pode oferecer. Também há casos de alunos que foram para uma quarta universidade, que não escolheram.

O governo, depois que você já foi aceito lá, tem que aceitar sua bolsa. Assim que aceita, você já sabe que vai receber uma mensalidade (que é para ser usada com alimentação, custo de vida em geral), auxílio instalação (muitas vezes a univesidade de lá tem moradia e já te cede uma vaga), auxílio material ditático (que é para compra de tablet/notebooks), um seguro saúde e auxílio deslocação (para sua passagem até o país).

No meu caso, meu intercâmbio é de um ano, sendo que os últimos três meses são destinados à estágio. Durante o intercâmbio, você não pode voltar para o Brasil.

Mais informações aqui.





Nenhum comentário: