TRANSPORTE.

Já faz um tempo que eu quero fazer um post sobre o transporte aqui. Não é nada difícil se transportar por Londres. Tem metrô, trem, ônibus, bicicleta pra ser alugada em todo canto da cidade. No meu terceiro dia aqui eu já peguei o metrô sozinha sem nenhuma dificuldade pra um lugar pro qual eu nunca tinha ido. As linhas são todas bem sinalizadas e, com internet ou até mesmo sem se você perguntar para os funcionários do metrô ou motoristas do ônibus, você não fica perdido.

Você tem a opção de pagar por trajeto, por dia, por semana ou por mês. Você pode fazer tudo nas máquinas bem parecidas com caixas eletrônicos (não deixam de ser caixa eletrônicos) que existem em toda estação de metrô, mas também, em horário comercial, há uma bilheteria com um funcionário pronto para te atender. Nessas máquinas e na bilheteria, você pode comprar os tickets por dia ou comprar um Oyster. Oyster é o cartão magnético do transporte de Londres e, que eu saiba, custa 5 libras. Você pode recarregar o Oyster com dinheiro avulso, daí cobra por trajeto, pode escolher por dia, por semana ou mês. Por dia é aproximadamente 7 libras, por semana 30 libras e por mês é 116 libras pras zonas 1 e 2 (eu moro na zona 2 e o centro de Londres mesmo e a minha faculdade é na zona 1). A linha de metrô é dividida em zonas, quanto mais zonas você escolher, mais caro fica.

Mapa do metrô com a divisão de zonas.
Cada linha tem um nome e uma cor diferente, como quase todas as linhas de metrô no mundo. A estação de North Acton, aqui na frente da acomodação, fica na linha Central, a vermelha e bem na divisão da zona 1 e da zona 2, por isso só preciso carregar para tais zonas. Caso eu queira ir para outra zona, por exemplo a 3, o cartão cobra o trajeto, ou seja, eu saio da estação, mas não consigo entrar nela e voltar pois meu cartão vai estar com saldo negativo, então eu tenho que recarregar dinheiro nas máquinas. Acho que na única vez que fui pra zona 3, o cartão cobrou 1 libra e pouco.

Ah, e sempre que você entra no metrô, você precisa tocar o seu Oyster na placa eletrônica, igual essa aqui debaixo. Assim que você sai do metrô, precisa fazer a mesma coisa para passar na "roleta".

Imagem do google porque se eu paro pra tirar foto disso o pessoal de trás ia ficar irritado na fila do metrô haha
Ah, e o Oyster te dá passagem ilimitada pro ônibus (no ônibus também tem essa placa amarela). Você tem passagem ilimitada de metrô nas suas zonas e de ônibus em toda a cidade até o prazo do seu Oyster vencer. Acho que tem como também recarregar pro trem no mesmo cartão, mas é mais caro, obviamente. 

Eu tenho um Oyster de estudante que me faz ter desconto. Ao invés de pagar 30 por semana ou 116 por mês, eu pago 21 por semana ou 81 por mês.


Nas estações maiores, sempre tem algum musico tocando algum instrumento ou cantando. Você geralmente não precisa andar muito, quase sempre tem escadas rolantes e elevadores.


Atenção na Gabriela dormindo ali.

Estação Waterloo

Quando você tá perdido é só avistar o logo do metrô que tem por toda parte e você sabe que ali tem uma estação.
Os pontos de ônibus têm números, rota dos ônibus e horários.

Dentro do ônibus.


Parede de mosaico da estação Tottenham Court Road.


Dentro da Central Line!

Cada linha tem também um padrão de estofado diferente e a cor dos puxadores (as barras de ferro) geralmente combinam com a cor da linha.


Um comentário:

gabi disse...

Eeeeu dormindo kkkkk socorro