CENTRAL SAINT MARTINS

 Tem muita gente no Brasil me perguntando como vai a faculdade. Minhas aulas começaram dia 30 e, nesse mesmo dia, tive uma apresentação de como seria a Unit 5. Para esclarecer, aqui, pelo menos meu curso, não é dividido por matérias e sim por unidades. Eu estou na unidade 5, que se chama "exploring practice". É o começo do segundo ano, ou seja, não sou caloura aqui, entrei direto no segundo ano.

 Estou cursando bacharelado em design gráfico na Central Saint Martins. A University of The Arts London (UAL) é constituída de cinco universidades, uma delas é a Central Saint Martins, que fica em King's Cross. A CSM é bem famosa pela área de moda, Alexander McQueen e Stela McCartney estudaram na faculdade. Mas também tem outros cursos, como arquitetura, design gráfico, design de produto, teatro, artes plásticas, programação, etc. No segundo ano de design gráfico, há cinco direções para que você escolha: Design & Interaction (o que mais tem o básico de design gráfico), Moving Image (para vídeos), Ilustração e Publicidade. Eu escolhi o último, publicidade.


Granary Square, Central Saint Martins ao fundo

Do Ciência sem Fronteiras, tem mais duas meninas que também fazem design gráfico na Central Saint Martins. Nós todas fomos diretamente colocadas em Design & Interaction e, ao ver a apresentação dessa direção, eu não gostei muito. No outro dia, fui na apresentação de publicidade e achei mais minha cara. Contudo, publicidade é a que tem a menor turma. Para vocês terem noção, são mais ou menos 200 pessoas no segundo ano de design gráfico, uns 100 estão em Design & Interaction, a maior sala. Publicidade é a menor em termo de números, tem no máximo 20 pessoas, então a sala é pequena, a gente tem apenas dois tutores (professores), o que faz ser algo bem mais pessoal. Os tutores sabem seu nome e têm mais contato com você, entretanto, é muito mais puxado.

Tenho briefings toda a semana. Funciona assim: tenho "aula" (apresentação dos trabalhos) toda terça, quarta e sexta. Então toda terça eu tenho que entregar o trabalho da semana passada e recebo um novo trabalho para a outra terça. O mesmo com quarta e sexta. É trabalho atrás de trabalho, e, apesar de não serem trabalhos muito grandes, requerem tempo. E eu ainda não entendi direito como funciona, porque, afinal, todo mundo ali passou pelo primeiro ano e eu não. Eu caí de pára-quedas e ainda estou tentando entender o que eles querem como trabalho. Por exemplo, nessa sexta o briefing (proposta de trabalho) era transformar a propaganda ruim (que a gente tinha achado como trabalho da outra semana) em uma propaganda boa. Eu fiz todo o trabalho de pintura digital e imprimi tudo. Quando a gente chega, pregamos todos os trabalhos num mural. Todo mundo fez à mão, em folha sulfite. E acabou que não fui muito bem e eles foram. Apesar de tudo, o professor, todo renomado e tudo mais, é exigente, mas não é grosso com quem faz "errado". Ele sabe que todo mundo está aprendendo e ainda mais eu, que cheguei agora e ainda to tentando entender.

Sexta, um aluno perguntou algo sobre estar com a ideia errada e ele disse "quando você erra, você aprende, mas é melhor quando você erra quando pensa que está certo". E foi bem isso que aconteceu comigo.

Saindo do curso e indo para a faculdade, a Central Saint Martins é uma faculdade antiga de Londres, mas o campus de King's Cross é bem recente. Na verdade, a área de King's Cross está sendo revitalizada, já que era uma área bem ruim da cidade, famosa por ter muita prostituição, tudo meio barra pesada. Agora a área está sendo reconstruída, o campus da UAL ali foi uma das estratégias para que isso acontecesse. O prédio ainda tem alguns resquícios antigos, como por exemplo pilares da era victoriana no meio da biblioteca ou ainda a marca dos trilhos de trem na entrada, apesar de toda a modernidade. A estação se chama King's Cross St. Pancras. St. Pancras é a estação de trem internacional, lá tem o Eurostar, ou seja, dá pra pegar um trem ali e sair em Paris.


Entrada da faculdade (a parede de tijolos ao fundo é bem antiga e foi mantida)

Onde a gente precisa bater crachá pra entrar
Lá dentro!
Sala de estudos

Recepção da UAL e centro de visitantes da King's Cross, com mapas e tudo mais (os círculos no chão antigamente eram onde giravam os vagões para mudar a direção do trem)
Águas "dançantes" da Granary Square <3 

Que ficam coloridas de noite!


E eu gravei vídeos! Mas no primeiro o vento tava muito forte...






E nos fins de semana, quando o clima está agradável, um monte de crianças fofas ficam brincando nas fontes <3

Regent's Canal que passa lá na frente.
Costumava ter essa graminha artificial na escada, mas tiraram :(
Vista de uma "plataforma" que fizeram bem na frente do Regent's Canal.



Tem MUITO prédio em construção.

Meu caminho até a estação.

Pra quem gosta de Harry Potter, a famosa plataforma é lá e é ponto turístico.

Foto aleatória só pra ilustrar ahaha

E.... eu.
Adoro o teto de lá <3
E, num domingo, a gente foi até a faculdade para imprimir um trabalho e estava acontecendo uma feira meio camponesa muito linda, com roda gigante e gente fantasiada à caráter!





Ainda estou tentando me acostumar com todo o esquema de trabalhos e aula, mas vou atualizando aqui.







Nenhum comentário: