SOBRE O TOEFL

Muita gente me pergunta como é o TOEFL. Vou deixar registrado aqui, antes que me contestem, que fiz o TOEFL pois meu objetivo sempre foi mais voltado a estudar nos EUA e não no Reino Unido. Assim sendo, o TOEFL é mais aceitado pelas universidades americanas e o IELTS é mais aceitado nas universidades britânicas. Claro, todas aceitam os testes pois, afinal, são testes de proficiência oficiais na língua inglesa, porém quando se trata do Reino Unido, as notas equivalentes ao IELTS que você precisa no TOEFL são um poquinho maiores devido a essa preferência, e vice-versa.

Então, se você tem planos de ir para o Reino Unido, prefira o IELTS. Não sei falar do IELTS, não sei nem como funciona porque nunca fiz, mas dizem que ele é no mesmo esquema do TOEFL, em quatro partes básicas, mas ele demora menos para chegar (vide que estou até agora esperando meu certificado TOEFL).

Fiz o TOEFL pela primeira vez em 2010. Nunca fiz curso preparatório para o TOEFL. Meu estudo em língua inglesa fora da escola, ou seja, numa escola específica de inglês, começou quando eu estava na 5ª série, que eu me lembre. Estudei na escola de idiomas Michigan utilizando os livros chamados Post Cards. Depois, no colegial, o colégio no qual eu estudava, da rede Objetivo, abriu um Objetivo Idiomas. Eu começei a fazer o curso que era voltado ao CAE, teste de proficiência de Cambridge, mas que é pessoalmente e não por meio de internet, como é o TOEFL iBT ou o IELTS. Para vocês terem noção do quão era complicado o estudo preparatório para o CAE, a turma começou com umas 15 pessoas matriculadas. Depois de um mês, só havia três. E acabei o curso com apenas mais um além de mim na sala. É bom ressaltar que meu estudo em inglês nunca se limitou às quatro horas semanais do curso. Eu treinava o inglês todos os dias, com música, filmes e TV. Sempre fui apaixonada por inglês, então sempre foi algo natural.

Como perdi o prazo de inscrição para o CAE, acabei me decidindo por fazer o TOEFL em 2010, no terceiro colegial. Minha pontuação foi 89. Sabendo que a pontuação máxima é 120, não fui tão mal, mas eu poderia ter ido melhor. Ainda mais porque me enrolei com o tempo da prova.

A prova consiste em quatro partes:

1. Reading (Leitura):

Você tem de 60 a 80 minutos para ler textos de cunho acadêmico e responder perguntas sobre eles. Mas calma, as perguntas são de múltipla escolha! Geralmente, no final da sessão de perguntas do texto, há uma questão que vale mais pontos na qual você seleciona os pontos mais importantes do texto. É basicamente interpretação de texto. Quando há uma palavra muito específica, eles dão a tradução. Há também questões de "o que a palavra tal significa?", mas, pelo contexto, dá para adivinhar se você não souber. Há também algumas questões nas quais eles te dão uma frase e você tem que selecionar onde no texto ela se encaixaria. Não é muito complicado, você tem que ler com cuidado, mas não gaste muito tempo lendo! Dica: assim que o texto aparecer, já clique em "continue", para assim visualizar a pergunta. O texto não vai sumir, as questões ficam do lado dele! Então dê uma lida na questão e já leia o texto com ela em mente, procurando pela resposta. Eu pensei que o tempo ia zerar ou que o texto ia sumir da primeira vez que fiz o TOEFL e acabei perdendo 20 minutos em um texto, o que me fez fazer correr demais nessa parte.

2. Listening (Compreensão oral):

Nesta parte, você tem de 60 a 90 minutos para ouvir diálogos e responder questões sobre eles. Você vai estar usando um headset. Nesta parte, não dá para ver as questões antes e nem voltar para ouvir o diálogo de novo! Então, dica que funcionou bem para mim: você vai ter papel e caneta em mãos, então feche os olhos (para assim não se distrair com as fotos do diálogo), ouça e vá anotando palavras chaves do diálogo. As perguntas geralmente são de interpretação mesmo nessa parte.

Depois do listening você tem um intervalinho para levantar, ir ao banheiro, tomar água, tudo mais. Mas seja rápido: são só 10 minutos.

3. Speaking (Fala):

A parte mais difícil, pelo menos para mim. São 20 minutos para você responder questões e dar sua opinião sobre algum assunto, só que falando! Você tem um tempo de preparação para pensar no que vai falar, geralmente 45 segundos ou um minuto. Quando esse tempo acabar, você vai ouvir um bipe e vai ter que começar a falar! E fale tudo no tempo que eles pedirem. Dica: tente inserir fatos com os quais você esteja acostumado. Por exemplo, a pergunta que eu recebi foi se eu concordava ou não com a lei do silêncio para vizinhos muito barulhentos e eu respondi citando que eu morava na frente de uma república que às vezes fazia festas com música alta de madrugada. Tente não usar palavras que você não saiba pronunciar e fale com calma, apesar do tempo.

4. Writing (Escrita):

50 minutos, geralmente você produz dois textos. É bom lembrar que eles muitas vezes colocam textos e audios nessa parte ou do speaking, para assim testar você em tudo. Você tem que escrever sobre um tema, ou sobre um texto ou discussão. Há limite de caracteres, então não faça um texto muito curto e nem um muito longo. Releia quantas vezes puder e tente ser o mais claro possível. Tente pensar que quem vai ler sua redação não sabe nada sobre o tema, então, antes de dar sua opinião, explique tudo o que entendeu.

Depois disso, é só ir pra casa e esperar o resultado! O resultado no site do ETS sai rápido, em menos de uma semana eu já recebi um email falando que minhas notas estavam disponíveis. Mas a cartinha do certificado... Ah, essa demora! Eu estou aflita, ligando para lá toda hora, já que fiz dia 2 de Fevereiro, já mandaram uma segunda via e até agora nada! E eu preciso dela pro visto. O CsF aceitou um print da sua nota no site e o ETS mandou uma versão PDF para que pudessemos nos inscrever no portal do Reino Unido, mas o certificado oficial? Ainda nada. Então, se você precisar disso rápido: coloque um endereço nos EUA, lá chega rápido. Se não tiver ninguém conhecido morando lá, tem um serviço de aluguel de caixa postal, como o USAMail1, mas você paga à parte por isso.

É bom lembrar que cada uma das quatro partes vale 30 pontos, então o total é 120. Há testes online proporcionados pela própria ETS! O teste que eles mandam de graça quando você paga pela prova nunca funcionou comigo e eu até baixei o Internet Explorer 8 pra fazer ele funcionar (sim, eles usam o IE). Então acabei baixando uma versão "instalável" de graça lá no site mesmo e funcionou para que eu lembrasse e treinasse. Também é bom lembrar que o TOEFL só vale por dois anos, por isso tive que fazer outro. Sim, gente, 200 dólares para 2 anos...

Fiz o TOEFL nesse ano e meu resultado foi 102, então fiquei feliz por ter evoluído do 89. A maioria das universidades lá fora tem uma média de 70/80 no teste para aceitar alguém, mas depende do curso. Então, pesquise! Também geralmente só aceitam uma média de 21 pontos por parte do teste, então tem muita gente que vai fazer curso de inglês lá no Reino Unido porque tirou, por exemplo, 18 em uma das partes, mas a nota foi boa.

Fique calmo, sorria para a foto horrorosa que tiram de você (e que vem no seu certificado oficial) e boa prova!

Mais informações aqui.

Nenhum comentário: