Você é orientado a só começar o processo do visto, isto é, agendar a entrevista, somente quando você ter recebido o Confirmation of Acceptance of Studies, o famoso CAS. O CAS é emitido pela sua faculdade de destino e nele contém dados para que você preencha o formulário do visto, o Appendix 8, incluindo o importante número do CAS. Você também é orientado a só comprar a passagem depois de ter o visto emitido, mas isso não é regra. Por exemplo, a UAL só mandou o CAS para nós no meio de Julho, quase um mês depois das outras universidades. Ou seja, tivemos que correr para emitir o visto.
Há três lugares para a emissão do visto aqui no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. São escritórios da World Bridge, empresa que cuida do visto e o manda para o consulado que emite o visto, que é no Rio. Ou seja, se você for tirar em São Paulo ou Brasília, você vai precisar pagar para seus documentos irem para o Rio e depois irem para sua casa.
Mas vamos por parte. O tipo de visto que você tem que emitir é o Tier 4 (General). Sem ele, você não fica mais de três meses lá, ou seja, sem ele você não é considerado estudante e sim turista.
Após receber seu CAS, você precisa ir no site da UKBA para começar o processo. Lá você vai colocar seus dados, preencher tudo com cuidado e geralmente seguindo o seu passaporte. São dados pessoais e sobre o que você vai fazer lá no Reino Unido. IMPORTANTE: Lá eles te perguntam quando você pretende viajar ao Reino Unido. Preste atenção nessa data, porque geralmente é a data de entrada que vem no seu visto, ou seja, antes desta data você não pode entrar no país.
Depois de completar tudo (em inglês e sem mentir, viu?), você precisa pagar. A taxa é alta, então prepare o bolso: £298 (libras), mas você paga em dólar, o que dá aproximadamente 500 dólares. Então, fazendo as contas, com o dólar agora a R$2,30, seriam 1150 reais (mais o IOF). Você paga no site por meio de cartão de crédito. No final, você precisa imprimir o VAF (Visa Application Form), conferir todos os dados, e assinar à mão.
Depois disso você vai ser redirecionado ao site da World Bridge. Lá você vai finalmente marcar o dia e horário da sua entrevista. Na verdade mesmo, não é entrevista. Você simplesmente entrega seus documentos, eles confererem, pedem para você assinar algumas coisas, tiram sua impressão digital e sua biometria, pedem para você pagar o frete (caso você faça no Rio, você só paga um frete para sua casa e também há a opção de você buscar seu visto lá, mas só no Rio) e daí são 3 semanas de aflição. Eles também oferecem um serviço de SMS que informa sobre o processo, é barato, 7 reais.
Os documentos que você precisa entregar são:
- CAS (caso esteja escrito no seu CAS que não é para entregá-lo para o visto, entregue mesmo assim)
- Histórico escolar original em português assinado pela sua universidade
- Histórico escolar traduzido e assinado pelo tradutor pela universidade (o que você usou para sua inscrição)
- Seu teste de proficiência original (TOEFL, IELTS, CAE...)
- Carta de benefícios (uma carta que o CNPq ou CAPES te manda comprovando que você vai receber a bolsa)
- Passaporte
- VAF assinado
- Appendix 8 preenchido
- 2 fotos em tamanho passaporte*
*Quanto às fotos, a World Bridge ofereve o serviço de tirar a foto lá mesmo, são 15 reais por 8 fotos que eu me lembre, então eu aconselho a tirar lá mesmo porque nem sempre o tamanho é o que eles querem e você pode acabar gastando duas vezes
É importante também levar cópias de todos os documentos. Caso você não leve, eles podem ficar com o original. Por exemplo, levei a cópia e o original do meu certificado do TOEFL, eles apenas me devolveram o original, mas caso eu não levasse a cópia, eles poderiam ficar com o meu certificado original.
Meu visto chegou em 17 dias! Há também a opção de pagar uma taxa de emergência caso você precise dele antes, mas a taxa é de 300 reais e adianta mais ou menos uma semana.
Boa sorte e que sua foto saia melhor que a minha hahahahahaha
Um comentário:
O visto é pago pelo estudante mesmo ou está incluído na bolsa? Quase enfartei com esse valor...
Postar um comentário