VEREDITO.

   24 de Abril de 2013,
 

 


 
    Uma contagem regressiva acabou de acabar... e outra acabou de começar!
   Confesso que, quando decidi me inscrever no Ciência sem Fronteiras, na verdade, quando o Ciência sem Fronteiras começou a aceitar Indústria Criativa, o edital do Reino Unido não era minha primeira opção. Eu estava visando os Estados Unidos, como sempre. Desculpe meu sonho americano, sei que os EUA não existiram se não fosse o Reino Unido, mas é um fato. Só que, ao analisar as universidades americanas participantes do edital, vi que nenhuma era tão boa. Então pensei em ir para a Austrália, mas, no último minuto, decidi checar o edital do Reino Unido. De cara, já vi que era ali mesmo que eu ia me inscrever, afinal, eram universidades ótimas, em especial uma que me chamou a atenção: University Of The Arts London.



  Então me inscrevi, mas, claro, antes tive que enfrentar o problema no sistema que não estava aceitando a nomenclatura do meu curso, isso antes de enfrentar o problema do meu login não entrar. Depois, ainda tive que correr atrás do TOEFL (que estou esperando até agora), histórico escolar e personal statement, além de escolher mais duas universidades. Depois ainda veio o dilema do portfólio. UAL e Kingston me pediram e eu achava que esse podia ser um fator eliminatório para mim. O sonho britânico começou a nascer em mim pouco a pouco.

   Depois de mais espera, no dia 10 de abril, uma quarta feira de manhã, recebi um email de oferta de vaga para cursar Design Gráfico na University Of The Arts. A surpresa já começou aí: eu não esperava ser aceita na UAL. Fala sério, é a UAL. Alexander McQueen se formou lá, Stella McCartney também, Jimmy Choo é um dos professores! Depois dessa alegria, eu ainda precisava de uma confirmação oficial. O resultado era para sair dia 17, mas foi adiado para hoje, dia 24.

   Eu confesso que hoje já acordei nervosa. Esperei e atualizei o site o CsF o tempo todo. E, de repente, o sistema do CNPq mudou mnha situação. Resultado final: deferida. E minutos depois, sai a lista oficial e lá está meu nome. Hoje, uma contagem regressiva acaba e outra começa. Ainda há muitas etapas até lá, como emails da faculdade, visto, bolsa, passagem... Mas eu mal posso esperar por Setembro.



   Querida Londres, te vejo em breve. Em 5 meses, para ser mais exata.

10 comentários:

Unknown disse...

Amei você ter escrito em forma de carta. Para quem curte um pouquinho de moda é um sonho estudar no mesmo lugar que essas pessoas estudaram. Fiquei feliz por ti, Sarah. Em cinco meses você estará lá. Sucesso!

Livious M disse...

Aaaaah que bonitinha! Vou ficar tietando suas aventuras por aqui! hahahaha

Sarah Brust. disse...

Obrigada! Que bom que curtiu o estilo de cartas, queria fazer algo diferente mesmo!

Sarah Brust. disse...

Liiiivious! Hahah obrigada! <3

Unknown disse...

Oi Sara,
quero muito tentar pra lá, também.
Queria saber como foi seu processo seletivo. Eu queria pra Publicidade e Propaganda (que também é indústria criativa), será que tem que enviar portifólio, você sabe? Eles pedem o histórico escolar desde o ensino médio? Ouvi falar que o TOEFL é o que mais conta, desculpa perguntar mas quanto você tirou no TOEFl? Só pra ter uma base... porque eu queria muito essa universidade em específico. Obg, e tô muito feliz por você. Tomara que dê tudo certo por lá.

Sarah Brust. disse...

Oi, Ludmilla! Então, meu processo seletivo foi pelo Ciência sem Fronteiras. Eu só precisei de teste de proficiência e histórico escolar para a primeira parte. O histórico escolar é somente o da faculdade, nada de ensiono médio! No Ciencia sem Fronteiras você PRECISA estar matriculado em uma universidade, pública ou não, e estar cursando um curso da área prioritária (tem a lista no site deles) e ter ENEM com mais de 600 pontos (a partir do próximo edital é obrigatório).
Como escolhi UK, também tive que me inscrever no portal deles. Precisei de teste de proficiência, passaporte, histórico escolar traduzido e uma carta de motivação. Escolhi 3 universidades por ordem de prioridade, a UAL foi a minha primeira escolha. Eles mandaram minha informação pras faculdades. A UAL e a Kingston me pediram portfolio sim por ser Design, não sei se PP também pedem, mas provavelmente sim, já que, principalmente a UAL, é bem chatinha. A terceira universidade não me pediu e eu nem sei a razão. Mas, olha, não sei se a UAL tem PP não, lá é mais moda... Pelo menos no campus que eu vou, mas tem o campus de Comunicação que deve ter, procura no site deles! Tem todos os cursos. E tem que ver se o CsF vai continuar com o mesmo parceiro no UK, porque pode muito bem não ter mais a universidade ou o curso no próximo edital que abre esse mês.
Minha nota no TOEFL foi 102. Não sei se conta muito, mas quanto maior você tirar, melhor!
Obrigada mesmo pelo comentário! :D Vou tentar postar mais no blog...

Unknown disse...

Olá Sara. Eu olhei, tem o London College of Communication que tem um monte de matérias perfeitas. É q PP é muito design com marketing. Acho que essa seria uma das melhores pra eu tentar mesmo não sendo de Moda. Só acho que eles dão preferência pra quem quer Moda lá, por ser referência. Eles pediram o portifólio junto com a inscrição... vou ter que traduzir os textos, e alguns nem vai fazer tanto sentido, então vou ter que criar mais peças... então tipo com o mesmo prazo de entrega do teste de proficiência, ou foi depois? Abriu o edital do csf e o UAL ainda tá incluso o// por as dúvidas. Pra quem eu pergunto sabe sobre o csf, não do UAL específicamente. =/

Sarah Brust. disse...

Então, Ludmila. Se os parceiros do UK não mudaram (não deve ter mudado já que você viu que tem UAL), o processo é o seguinte: você, depois de ser pré-selecionado pelo CNPq após sua inscrição no CsF, vai se inscrever no portal do Universities UK. Lá eles pedem passaporte, certificado de proficiência em inglês, histórico escola traduzido e assinado pela sua universidade do Brasil e um personal statement (cartinha de motivação em inglês falando por que você quer ir pra lá estudar). Nesse portal, você também escolhe suas universidades de destino, procurando o curso. Por exemplo, podia muito bem ter UAL lá, mas não ter Design Gráfico como curso oferecido por eles. Então não sei te dizer se eles vão oferecer exatamente PP na London College, já que excluíram também Jornalismo no meu edital... Quem vai comigo pra UAL agora em Setembro faz Design, Arquitetura ou Moda, não há nenhum outro curso dentro dos que vão.
Caso PP esteja entre os cursos, você escolhe como primeira opção e depois escolhe mais dois outros cursos em outras universidades. Depois de enviar esse cadastro, aí que eles te pedem diretamente por email um portfólio para decidirem se vão te aceitar ou não. Não acho que você tenha que traduzir ou fazer outros em inglês, mas daí vai de você. A UAL (minha 1ª opção) pediu um portfolio com 4 a 5 projetos (21 a 24 imagens eu acho), mostrando todo os processo. Eu enviei um link que fiz no tumblr (sarahbrustdesign.tumblr.com), já minha 2ª opção, a Kingston, me pediu também, mas sem detalhar, então mandei esse mesmo link, meu behance, meu flickr e tal. A terceira não chegou a me pedir nada.
Mas procure e, se possível, mande um email pra UAL perguntando. Eles são muuuuito eficientes e te respondem rápido e com clareza.

Unknown disse...

Nossa Sara, muitíssimo obg. Me ajudou demais. Demais mesmo. Vou continuar acompanhando o blog. E espero que dê tdo certo lá em Londres. Nem te desejei sorte lá na UAl então, boa sorte e parabéns atrasado auahsuahsu. Bjoo

Sarah Brust. disse...

Imagina! Muito obrigada e fico feliz em ter ajudado!